domingo, 26 de abril de 2009

Paranóia

No último feriado por pouco não contece algo histórico no grupo de RPG de Três Pontas, que seria passar um feriadão sem jogo. Desde que nos tornamos universitários e nos separamos marcamos fielmente pelo menos uma sessão para essas ocasiões.

Bem como alguns já sabem eu não sou a melhor pessoa para mestrar uma aventura... Minha falta de paciência e organização faz de mim um mestre um tanto quanto relaxado e despreocupado... porem ja nas ferias passadas de fim de ano me vi animado e um tanto quanto forçado a mestrar pois um de nossos mestres (ele sabe que estou falando dele) ultimamente anda aposentado e mais preguiçoso do que eu.

Também já é comum a alguns que sou estudante de psicologia. E que ultimamente tenho visto o jogo de RPG com outros olhos. Mas isso será tema para outro post...
O fato é, visto que não teriamos jogo e que isso me deixaria maluco resolvi sob reforço de um amigo mestrar uma aventura de Paranóia.

Recentemente baixei aquela aventura solo de Paranóia para mostrar para os adolescentes com os quais trabalho o que seria uma aventura solo, uma vez que estava falando a respeito do universo do RPG. Não havia visto qualquer material de Paranóia até então, pois começei a oito anos atrás com 3D&T, passando por D&D e suas atualizaçõe, muito pouco de storyteller e uma aventura apenas de GURPS, fora os sistemas proprios baseados nos bons Final Fantasy da vida...

Somente o cenário foi utilizado, pois não temos o material e nem procuramos na net pra ver se achavamos... queriamos e jogar logo... por isso escolhemos o sistema mais rápido (mas nem de longe o melhor para esse tipo de aventura como pudemos constar) para começar logo.


Admito que de paranóia como quadro psicopatologico eu tenho familiaridade, porém pouco sabia sobre como seria o cenário em suas pormenores. Resolvi pegar uns monstros de FF8 que me vieram a cabeça, alguns enigmas legais e utilizei muito do perigoso mas instigante off individual para um jogador... criando assim um clima mais do que paranóide entre os jogadores e o ambiente em si...

Por fim me dei por satisfeito com a aventura super improvisada que criei... e pelo que pude sentir tive uma boa aceitação dos jogadores.

Só que como sempre penso em outras rumos para esse jogo... apesar de ainda não ter lido mais nada de Paranóia já sinto ela me limitando a criação. Como estudante de psicologia vejo um mar de possibilidades dentro deste RPG que o ar de zuação imposto pelo sistema (a que me parece) atrapalha um pouco o trama fazendo tudo virar um grande oba oba de mortes atrapalhadas e personagens como operários dos sintetizadores de alimento...

Portanto estou com uma idéia de utilizar sim os elementos essenciais de Paranóia (e ainda manter um leve ar cômico) porém criar uma ambientização própria onde possa explorar novas possibilidades que o RPG medieval (nosso prato principal) não nos dá. E até mesmo voltar as reminiscências de FF para fazer um jogo futurista com muitos elementos de estruturas psicologicas.

Claro que tudo fica no plano das idéias pois como sempre sou o mestre preguiçoso... mas quem sabe realmente de certo essa proposta...


Grande abraço pra todos pois o Computador é seu amigo!

3 comentários:

  1. "Eu fiquei feliz por jogar Paranóia...
    Todos ficamos felizes por jogarmos Paranóia...
    Todos estão felizes, não estão?
    Hum... não estão, não é?
    Preciso então relatar isso ao Computador..."

    hahahahah

    Mandou bem, Felipe, e espero que continuação venha hehehehehe

    uma grande abraço

    ResponderExcluir
  2. "RPG? Esse não é um assunto adequado ao seu nível de segurança, cidadão.
    Ter informação ilegal é traição.
    Traição é punida com a morte!"

    Fazia tempo que eu queria jogar nesse cenário!
    Jogaço cara!

    (Fingindo que não entendeu a indireta no segundo parágrafo...)

    ResponderExcluir
  3. Pois então... acho que preciso fazer um relatório ao computador porque creio que vocês estão tendo um comportamento estranho... talvez seja mutação não registrada...

    kkkk

    Bem como falei to animado com a proposta de jogo... ja podemos marcar uma sessão para o fim de semana do dia das mães... tipo sabadão... pois vou estar ai...

    E cuidado não confiem em ninguém...

    ResponderExcluir

Vamos lá! Não se acanhe, dê seu palpite!